RSS

Blois – França

21 Jan

Olá, a todos!

 

Inicialmente, Blois, na região do Vale do Loire, na França não estava na programação. O combinado era apenas Paris e Londres mas, um tempinho antes de viajarmos, o David viu uma reportagem lindíssima sobre o voo de balão e decidiu que iríamos. Sim, quando esse homem decide fazer algo, nada o impede!!

 

Assim, no “dia livre” que teríamos em Paris, decidimos ir a estação central e comprar nosso ticket até Blois, que fica aproximadamente duas horas de viagem. Chegando na cidade, não sabíamos por onde começar, mas decidimos caminhar para ver se encontrávamos alguém que pudesse nos guiar…depois de uns 15 minutinhos de caminhada, vimos um lindo castelo, o de Blois… que toma conta dos nossos olhos a cada passo que nos aproximamos. Ele apresenta uma mistura simpática de vários estilos arquitetônicos, como se cada parte representasse um pedaço da história da cidade.

 

Ali pertinho, encontramos um ponto de informação ao turista. Fomos muuuito bem atendidos por uma senhora que nos deu todo o suporte que precisávamos. Fomos informados de que os voos de balão saem no comecinho da manhã ou no final da tarde. Como o horário da tarde estava muito próximo para qualquer planejamento, decidimos procurar algum hotel para passar a noite e, assim, fazermos nosso passeio no outro dia pela manhã. Próximo da estação, encontramos um simpático hotel… nada de muito luxo, mas super ajeitadinho.

 

Pronto: já tínhamos o lugar para dormir, o voo já estava programado para as 5 horas da manhã e os despertadores já estavam ajustados para as 4h30. Assim, tínhamos um tempinho ainda até a noite chegar, decidimos aproveitá-lo caminhando pela cidade. Durante a janta, conversando com um morador local, fomos informados de que naquele castelo que vimos na entrada, haveria um show de som e luz durante a noite, contando sua história. Ficamos super empolgados e decidimos ir. Não nos arrependemos. É realmente lindo! Tudo acontece no pátio interno do palácio. Quando chegamos, todas as luzes estavam ligadas, ressaltando os detalhes daquela arquitetura fantástica. A noite estava fria e tínhamos levado pouca roupa, afinal, o planejado não era dormir por lá… mas valeu cada tremida… foi lindo ver, aos poucos, o show tomando forma, os desenhos projetados nas paredes internas do castelo…e toda a movimentação de som e luz,…certamente nos transportamos para aquela época!😀

 

No dia seguinte, beeem cedinho, acordamos e esperamos na frente do hotel, local combinado para encontro. Uma espécie de jipe parou na porta e entramos. Depois de buscar outros turistas, finalmente chegamos ao local da decolagem. O guia informou que não saberia o trajeto nem sequer aonde seria o pouso, pois tudo depende das condições climáticas. Assim, sugeriu que curtíssemos o voo e aproveitássemos tudo lá em cima ao máximo.

 

Ao entrar no balão, o primeiro desafio. O David tinha feito, há menos de um mês, uma operação para colocar “âncoras” no ombro, pois o mesmo se deslocava, ou melhor, saía do lugar mesmo. O médico foi taxativo ao recomendar repouso e juro que estávamos tentando,… mas não poderíamos deixar passar uma oportunidade como essa! hehehe Que dilema! Foi aí que descobrimos que a entrada no balão acontece quando o cesto (aquele lugar que ficamos em pé enquanto uma bola gigante de ar quente flutua pelos céus) está deitado, ou seja, para entrarmos, deveríamos estar deitados, inclinados, no cesto… #medo

 

No final, tudo deu certo e, aos poucos, o balão foi subindo, apresentando, em pedaços, a vista maravilhosa que teríamos pela frente. O sol ainda estava tímido e, com seu leve tocar ao solo, o sereno na vegetação, bem devagar, levantada um leve sereno… lindo!

 

De repente, o som de um trem se aproxima rapidamente e vemos, no horizonte, uma enorme serpente sobre os trilhos…ao desviar o olhar para o lado, avistamos outro lindo castelo. Um pouco mais a frente, um lindo jardim…era uma exposição do gênero na região. A paisagem era como se alguma criança estivesse, aos poucos, modelando uma paisagem para nos impressionar… e confesso que conseguiu! Ficamos todos encantados com tudo o que víamos. O barulho do fogo, subindo e bailando para nós, era a trilha sonora perfeita para a ocasição.

 

Finalmente, tocamos o solo e fomos surpreendidos por nosso café da manhã: croissants e espumante, que delícia! Como brinde, ganhamos também um diploma de participação. Não preciso falar que foi nosso troféu a viagem toda!😀

 

Como estávamos numa região cercada de castelos, decidimos aproveitar as poucas horas restantes para conhecer três próximos a cidade. Em frente aquele lugar que pedimos informação turísticas, sai uma linha de ônibus circular que contempla os castelos Chambord, de Cheverny e, claro, o de Blois. É muito rápido e os ônibus são, normalmente, pontuais.

 

Esses castelos são lindos! Você encontra na região de cada um deles restaurantes ou lancherias e lojas de souvenirs. É uma linda viagem no tempo que certamente ficará marcada!

 

*** Hmmm…. peraí! Em tempo, preciso registrar. Realmente,  não estávamos com o dia livre. Nessa viagem para Londres e Paris, fomos com um querido casal de amigos (Natália e Fabiano) e tínhamos combinado irmos em um jogo de Rolland Garros com eles…. mas a vontade de ir conhecer o Vale do Loire foi tamanha, que decidimos largar tudo e nos jogarmos nessa aventura! Desculpa pessoal… fica para a próxima viagem, que tal?!

 

Enjoy!

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Data da viagem: 02/06/10 e 03/06/10

 
2 Comentários

Publicado por em 21 de Janeiro de 2012 em França

 

Etiquetas: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

2 responses to “Blois – França

  1. Natalia Saliba Dazzi

    22 de Janeiro de 2012 at 6:38

    Pera lá, mas esse dia NÃO era livre… Vcs nos encontrariam para o Rolland Garros.
    Mas conhecer esses castelos são lindos mesmo!!
    Beijos e precisamos combinar outra viagem…

     

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: